Como Desidratar Ervas em Casa

Podemos desidratar as ervas de várias formas, e todas são relativamente fáceis de se fazer em casa. A forma mais artesanal seria fazendo feixes ependurando no varal por uns dias (à sombra). Eu experimentei esta idéia mas, não tive muito sucesso, achei demorado e não gostei do fato de que as plantas ficam muito expostas à poeira dessa forma; outra maneira de desidratar é guardando em uma sacolinha "de pão" (por uns dias), essa sacola de papel usada nas padarias. Nesse caso se quisermos secar ervas em quantidades maiores se torna mais dificil, então não achei ideal; A terceira forma, e mais interessante na minha opinião, é a de usar um forno para acelerar esse processo. Essa foi a forma de desidratar que eu preferí por várias razões, das quais duas são determinantes para mim: não tem risco de mofar as ervas e é bem mais rápido, ainda que sejam necessarias de 2 a 4 horas (dependendo da quantidad) até que as ervas estejam bem desidratadas.


A primeira planta que desidratei foi o Manjericão que comprei ontem, já que usei pouco e não queria perder as folhas. Aproveitei os caules para fazer mudas, e plantei na areia encharcada e deixei para criar raízes... Para fazer as mudas, é preciso arrancar as folhas de quase todo o ramo, logo, aproveitei para desidrata-las para usar como condimento.

Recentemente desidratei as folhas de Aipo que tenho tido em abundância em casa, já que faço suco de aipo todos os dias, gastando assim 7 maços de Aipo por semana. No fim, eu queria achar uma solução para aproveitar as folhas de Aipo, uma vez que não dá pra usar tudo em sopas ou saladas. Foi a melhor coisa que fiz!




Com carinho, a Patricia Olson 


--------

IMPORTANTE: As informações contidas no Plenissima.org têm como objetivo apenas INFORMAR sobre alimentos e técnicas terapêuticas na prevenção ou combate à diversos problemas de saúde, o que não dispensa ou substitui nenhum tratamento médico.

Share:

0 Comments