Receita do Golden Milk o Leite Dourado da Ayurveda

O Golden Milk é uma receita típica da Índia, usada na medicina Ayurvedica como um aliado da boa saúde. O principal ingrediente desse "Leite Dourado" é o Açafrão, também conhecido como Cúrcuma, que é um potente antiinflamatório. Eu mesma posso afirmar que tive um resultado fantástico através do uso diário da cúrcuma, eliminando por completo a necessidade do uso de antiinflamatórios, sem os quais eu não conseguia viver.

Ingredientes do Golden Milk:

- 3 Cols. de sobremesa cheias de Leite de côco em pó;
- 1 Col. de chá de cúrcuma em pó;
- 3 Pitadas de pimenta preta (eu uso a Do Reino)

Preparo:

- Colocar o leite de côco, a cúrcuma e a pimenta em uma xícara;
- Ferver 1 copo de água e despejar sobre os ingredientes na xícara e mexer bem;
- Tampar a xícara e deixar descansar por uns 10 a 15 min.;
- Tomar morno, toda noite.

Segundo a Ayurveda a cúrcuma limpa o sangue, ajuda a dissolver tumores e coágulos sanguíneos, melhora a circulação, promove uma menstruação saudável, fortalece os músculos, cura lesões nos tecidos moles, descongestiona o fígado, ajuda contra o diabetes e a hipoglicemia.

Como regra a cúrcuma deve ser sempre administrada junto com piperina (encontrada nas pimentas pretas, como a pimenta Do Reino). A Piperina ajuda na ativação de suas propiedades curativas. Outro ponto importante é que se não for aquecida também não se pode obter o máximo de suas propriedades. Dessa forma é possível afirmar que se você fizer o chá da cúrcuma com a pimenta Do Reino, já consegue usufuir de seus maiores benefícos (foi como eu usei por pelo menos uns dois anos, somente agora acrescentei o leite de côco e mudei a forma de fazer).

Outra coisa interssante é que você pode eventualmente acrescentar outras ervas ao seu Golden Milk ou chá de Cúrcuma. Eu por exemplo às vezes acrescento 1 colherzinha de gengibre, às vezes adiciono umas pitadas de canela, outras adiciona um dente de alho. Mudo de acordo com a necessidade, ou seja: na iminência de uma gripe, ou algo do tipo. Numa virose, por exemplo, é muito bem-vindo o acréscimo do alho e até do anís estrelado ao seu Golden Milk ou chá de Cúrcuma.

 
Com carinho, a Patricia Olson 


--------

IMPORTANTE: As informações contidas no Plenissima.org têm como objetivo apenas INFORMAR sobre alimentos e técnicas terapêuticas na prevenção ou combate à diversos problemas de saúde, o que não dispensa ou substitui nenhum tratamento médico.



Fontes: http://everydayayurveda.org/golden-milk/

Share:

0 Comments