Insonia, Como Resolver com Plantas Medicinais

A insônia pode se dar por diversos fatores e geralmente inclui preocupações diárias, estresse e/ou ansiedade.  



É antes de tudo, muito importante refletir que se fosse fácil resolver um problema de insônia esse tema não precisaria ser abordado. A insônia pode ter raízes muito além de uma simples preocupação com algo que tenha acontecido, ou que possa vir a acontecer. Por essa razão não se pode apenas listar as plantas que você pode usar em um chá, antes de se deitar e esperar que você alcance resultados milagrosos.

É muitas vezes necessário, antes do início do processo, compreender a importância que uma noite de sono bem dormida tem para uma boa saúde física e mental. Deve-se pensar no corpo como um aparelho celular, que precisa ser colocado para recarregar a bateria, ou simplesmente não funcionará mais. Dentre as muitas razões da necessidade de nossa "recarga" está o fato de que durante uma noite de sono, é quando as defesas do organismo podem se dedicar 100% ao seu trabalho de proteger, se recuperar, fazer a renovação celular, e consertar eventuais danos causados em outros momentos como: inflamações, infecções, traumas ou o que quer que possa estar impedindo o funcionamento normal de nosso organismo. 

Quando não damos esse tempo de recarga e restauração ao corpo, o resultado pode ser desastroso já que estudos comprovam que a privação do sono pode aumentar as chances de se ter depressão, convulsões, pressão arterial aumentada, enxaqueca, fadiga,  lapsos de memória, e por fim levar uma pessoa saudável à situação de pré-diabética e/ou causar o comprometimento do sistema imune, o que pode levar ao desenvolvimento de várias doenças.

estudos que comprovam, por exemplo, que a insônia pode levar causar problemas renais, Outro fator importante é que durante a noite, de acordo com a milenar medicina chinesa, o fígado, os pulmões e o intestino grosso desenvolvem a maior parte de seu trabalho no que diz respeito a limpeza do organismo. De acordo com o relógio biológico esses órgãos só conseguirão desenvolver seu trabalho se os estágios anteriores de sono e descanso tiverem sido cumpridos previamente. Nesse caso, se formos dormir muito mais tarde do que o horário em que devíamos ter nos deitado para cumprir aproximadamente 8 horas de sono, o processo não se completará, acarretando eventualmente problemas por acúmulo de funções.

Considerando todas as informações acima, agora você certamente começa a entender a importância de recarregar as baterias para um novo dia é já pode ver isso como algo tão importante quanto tomar água e se alimentar. 

Dito isso, listei abaixo cada ação importante que me ajudou no ritual noturno para conseguir uma noite de sono satisfatória, que cumpra com seu papel mais fundamental, além do descanso que normalmente é o único no qual pensamos:
  • Preparar o ambiente: Foi pro quarto então nada de luz acesa! Um ambiente escuro é fundamental para a chegada do sono. Se ainda pretende ficar um pouco no notebook, celular ou vendo tv, prefira ficar na sala, associar o quarto com "hora de dormir" ajuda muito;
  • Coloque uma luz vermelha ou avermelhada. no abajur caso você queira ler ou praticar alguma atividade pouco antes de dormir; 
  • Coloque um despertador para te lembrar que está na hora de dormir. Eu coloco para despertar 10 minutos antes de apagar tudo, e calculo 8 horas diárias de sono;
  •  Evite tv no quarto e prefira dormir com silêncio, nada de tv ligada. Se você precisa de tv ligada mude esse hábito para as meditações guiadas que ajudam a acalmar a mente. Meditação com afirmações positivas ou "Sound Healing" também distraem a mente de pensamentos persistentes e podem levar ao sono;
  • Preparar um chá com uma das plantas a seguir e tomar pelo menos 1 hora antes de ir se deitar: 
  •         Bacopa MonnieriGinsengKava KavaMaracujáAlfazemaVerbenaValeriana

    (Coloque 1 xícara de água no fogo, quando ferver, adicione 1 colher de sopa da planta seca e deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Beba ainda quente. Caso não esteja sendo suficiente para ajudar a pegar no sono, coloque 2 colheres da planta) 

    Em caso de gravidez ou alguma comorbidade prévia, consulte seu médico antes de ingerir qualquer c'há.
  • Exercícios de yoga que podem te ajudar a relaxar e pegar no sono com a professora Marluce do "Simples de Viver" :





Com carinho, a Patricia Olson 


--------

IMPORTANTE: As informações contidas no Plenissima.org têm c n nomo objetivo apenas INFORMAR sobre alimentos e técnicas terapêuticas na prevenção ou combate à diversos problemas de saúde, o que não dispensa ou substitui nenhum tratamento médico.

Referências: 
https://www.asn-online.org/education/kidneyweek/archives/KW17Abstracts.pdf 
https://www.phoenixanddragon.net/blog/building-immunity-the-importance-of-sleep

Share:

0 Comments