Cerejas Revitalizam e Depuram o Fígado

Além de fofas e largamente tatuadas em mulheres ao redor do mundo, por terem sido adotadas como símbolo de poder feminino, as frutinhas em sí, são sedutoras, despertam desejo e são muito saborosas, e além de tudo nutritivas e repletas de propriedades curativas. Logo, quando consumidas com frequência, as cerejas dão ao nosso organismo uma força incrível para combater diversas doenças. Excelentes para manter os níveis de hemoglobina estáveis e tendo fantásticas propriedades anticancerígenas, a cereja é considerada especialmente eficaz para combater o Linfoma não-Hodgkin, o melanoma e o glioblastoma (uma forma de tumor cerebral). Somente isso já as colocam no topo da nossa lista: MUST EAT (Tem que comer), todos os dias se possível. Porém, não vamos encontrá-las nos Hortifrutis, em abundância como encontramos bananas ou maçãs, uma vez que são importadas,  já que não temos no Brasil um clima propício para seu plantio e colheita: Para germinar uma semente de cereja, é necessário de 1200 a 1400 horas de frio abaixo de 7 graus Centígrados, o que não ocorre nem na cidade mais fria do país (São Joaquim, SC), que chega no máximo à 1000 horas de frio, eventualmente, não se podendo esperar o mesmo todos os anos.



As cerejas quando consumidas ao natural, têm propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas, ótimas para limpar o intestino e a bexiga. Sendo melhores que as ameixas nos casos de constipação, e uma excelente aliada para perda de peso. Riquíssima fonte de Vitamina A (25% VD) e também de Vitamina C (16% VD), a cereja tem altas concentrações de antocianina, e é considerada um anti-inflamatório natural, prevenindo inflamações e acalmando dores no corpo. Também ajuda a combater a gordura no fígado, depressão, infertilidade, a síndrome do ovário policístico, o mal de Alzheimer, câncer de bexiga, Transtorno Obsessivo Compulsivo, pedras nos rins, anorexia, alopécia, fibromas, bursite, infecção urinária, ansiedade, autismo, insônia, vertigens, Tireoidite de Hashimoto, otites, fibromialgia, prostatite, câncer de mama, e mais. As sementes da cereja são vermífugas e diuréticas. 

Com tantas propriedades maravilhosas, é uma lástima que não possamos cultivá-las! Porém como somos um país com uma imensa riqueza em biodiversidade, estando entre as maiores do mundo, acabamos por encontrar frutas nativas de uma semelhança tão grande com as cerejas, que acabaram apelidadas de Cereja Brasileira. A Grumixama (Eugenia Brasiliensis) que tem a forma, a cor e o sabor muito próximos da cereja. Mas não se anime tanto, pois apesar de toda semelhança com a cereja comum, a Grumixama é identificada como parente da Goiaba e da Jabuticaba. Acredite, eu também estou surpresa!


O fato mais lamentável é que apesar de ser nativa da Mata Atlântica, nossa Cereja Brasileira é uma fruta ameaçada de extinção, classificada como 'em estado vulnerável' (VU), devido a falta de interesse em seu cultivo. Sendo assim, a Cereja-Brasileira não é uma fruta largamente estudada, limitando-nos a não podermos listar suas concentrações de vitaminas, seus fatos nutritivos ou propriedades.

Isso também nos limita a não podermos substituir a Cereja comum pela Brasileira a fim de obtermos os mesmos resultados para a saúde e nutrição, o que não nos torna menos privilegiados, pois  felizmente, temos um imenso leque de opções de frutas, legumes e hortaliças que podem nos ajudar com os mesmos problemas acima, graças a essa maravilhosa terra fértil, e esse clima tropical, abençoado, propício para tantas milhares de outras espécies. 

Portanto, no que diz respeito ao acesso a tantas maravilhas da nossa natureza, que é não somente rica mas antes de tudo, sábia, temos muita sorte!


 
Com carinho, a Patricia Olson 


-------

IMPORTANTE: As informações contidas no Plenissima.org têm como objetivo apenas INFORMAR sobre alimentos e técnicas terapêuticas na prevenção ou combate à diversos problemas de saúde, o que não dispensa ou substitui nenhum tratamento médico.



Fontes: 
- Life Changing Foods Book by Medical Medium Anthony William (Alimentos Milagrosos)
Ciclo Vivo 
- Wikipedia 
- Globo Rural

Share:

0 Comments