O que é Atenção Plena?



Entendendo o Mindfulness (Atenção Plena)

Curiosamente o nome Mindfulness não tem nada a ver com "mente cheia"! Acredite! Eu costumava pensar que "Meditação Guiada" seria Mindfulness, porque a meditação guiada coloca as palavras na nossa mente, nos enchendo de pensamentos. Quando fiz o meu Curso de Mindfulness, descobri que é exatamente o oposto: Mindfulness é limpar a mente dos pensamentos que nos tiram do momento presente, e nos fazer presentes de fato. Nesse caso a tradução para o Português é muito mais fiel ao significado da palavra: Atenção Plena. Certa vez vi uma imagem na internet que traduz com perfeição. Ei-la:

Exercitar Atenção Plena não é uma tarefa fácil. É preciso muita insistência para alcançarmos o objetivo de Mindfulness, uma vez que a mente humana, poderiamos dizer, é hiperativa por natureza. Pensamos o tempo todo em fatos passados, em problemas futuros, assuntos não resolvidos, coisas que falamos e não devíamos ter falado, nos lembramos e relembramos erros, momentos que nos machucaram, ou em como vamos resolver determinado problema, que muitas vezes não tem solução, só nos tiram a paz...

Quantas vezes não nos damos conta durante o dia, de que estamos pensando (revivendo) fatos que aconteceram há anos, muitas vezes até na nossa infância ou adolescência, porque algo que vimos ou ouvimos nos remeteu àquela lembrança? Não é raro nos pegarmos nos culpando por havermos feito uma escolha errada há 20 anos! Nos esquecemos de que na maioria das vezes erramos tentando acertar. Nos esquecemos de que errar é humano, e até mesmo de que éramos muito jovens para termos a visão e o entendimento que temos hoje, e seguimos carregando um peso imenso de culpa. Por isso, de tempos em tempos nossa mente nos leva de volta ao passado e nos lembra de determinados erros. Ora, quando nos perdoamos já não haverá razão para relembrar o erro. O passado passa a ser deixado em seu devido lugar, lá atrás, quando decidimos nos perdoar e seguir em frente. E uma das melhores formas de alcançarmos esse objetivo é através do exercício de atenção plena.

A boa notícia é que quando aprendemos esse caminho, encontramos a fórmula da paz e da plenitude. A vida fica mais leve. E mais bonita. Porque saber apreciar o "momento presente" é uma dádiva.


 
Com carinho, a Patricia Olson 

------

IMPORTANTE: As informações contidas no Plenissima.org têm como objetivo apenas INFORMAR sobre alimentos e técnicas terapêuticas na prevenção ou combate à diversos problemas de saúde, o que não dispensa ou substitui nenhum tratamento médico.



Share:

0 Comments