Plantar É Um Exercício de Mindfulness ou Atenção Plena

Plantar é um exercício que traz Atenção Plena, excelente prática para meditação, e torna nossa mente mais saudável, já que atingimos um estado de paz, contemplação e felicidade quando paramos para cuidar das plantas. Portanto é algo que deve ser bem explorado na transformação pessoal. Plantar seu alimento, por exemplo, pode ser extremamente gratificante, e envolve muito menos do que você imagina!

Ao contrário do que se acredita, não é necessário ter muito espaço, ou um sítio, ou uma roça para experimentarmos a alegria transformadora de plantar e colher. É possível fazer isso no espaço que você tem, e até no espaço que você "não tem". Como assim? Um exemplo disso é fazer uma Jardineira, de grades de ferro, que suporte vários vasos e pendurar nas janelas de sua casa. Há quem faça as chamadas "hortas verticais", que são colocadas em 'estantes' de madeira e colocadas em uma parede, e também tem aquelas em modelo de escada, que também são uma ótima opção para plantas cultivadas dentro de casa.

Outra possibilidade é colocar as plantas, literalmente, na janela. O importante é que sejam colocadas
em lugares onde recebam boa parte da luz do sol, o que é fundamental para as plantas. Se você tem uma varanda, então, isso sim é um privilégio! Você poderá usar todo o espaço da varanda para cultivar sua horta, podendo ter até frutíferas de vaso! :D Para o cultivo de suas plantas em casa, além do sol, outra coisa importante são as regas. Eu, por exemplo, gosto de regar minhas plantas logo que acordo. Faço isso com carinho, observando se não existem pragas, fungos ou se não estou regando demais ou de menos, observando o crescimento e desenvolvimento de cada uma delas. Com o passar do tempo e o carinho dedicado você vai percebendo, aos poucos, quando uma planta precisa de adubo orgânico, quando precisa ser transferida de vaso, quando precisa mudar a terra... Você vai desenvolvendo o "feeling" sem que seja preciso um treinamento para isso. Essas são coisas que ninguém vai precisar te ensinar, vai simplesmente fluir.

A conexão que inicia a transformação pessoal através desse "exercício" diário, está na Atenção Plena ou o Mindfulness, de que se refere o título deste artigo. A decisão na escolha do assunto foi justamente para ajudar aqueles que têm dificuldades tanto com a meditação quanto com o Mindfulness. Essa prática exige uma mente calma e conectada ao momento presente, ao agora. Ela se resume em descartar pensamentos que nos tiram do nosso momento, como os gerados por lembranças passadas ou desejos futuros. Nossa mente é hiperativa por natureza, cabe a nós acalmá-la, ensiná-la a selecionar o que é importante do que nos atrapalha a seguir em frente, superar dificuldades e produzir resultados com seus projetos pessoais ou profissionais. Logo, se você se encaixa nesse quadro, sendo aquele que se senta na posição de meditação para acalmar a mente e não consegue resultados positivos, plantar pode ser uma boa solução.

Minha rotina diária, hoje, consiste em despertar, brincar na cama com minha filha (uma pinscher número um, que se chama Blondie), em seguida iniciar minha prática de gratidão, que dura em média uns 15 minutos. Então me levanto e preparo meu suco detox (o suco de pepino, do protocolo do Medical Medium), tomo meu suco, coloco uma outra meditação guiada no aplicativo e vou aguar as minhas plantas. Observo-as, vejo como estão as folhas, a terra, confiro a necessidade de mudar de vaso, diminuir ou aumentar a água, vejo se estão evoluindo ou se estão "encruadas"... Depois vou nas minhas frutíferas e vejo como estão desenvolvendo os frutos, coloco água, observo se não há nenhuma praga, pois eventualmente aparecem. Enquanto isso estou praticando meu momento de atenção plena. Meu pensamento está focado unicamente nas minhas plantas. Duas a três vezes por semana insiro 10 minutos de prática de yoga nessa rotina, uma outra excelente prática de atenção plena.

Se você gosta de flores ao invés de plantas comuns ou que servem de alimento, plante flores. Eu gosto de sugerir plantar alimentos e temperos porque dessa forma contribuímos não somente para nossa saúde mental, mas também para nossa saúde física, diminuindo a ingestão de agrotóxicos tendo, pelo menos em parte, uma alimentação orgânica.


Ao final das contas o que faz a diferença no mundo são pequenos gestos e atitudes que transformam não somente ao indivíduo como seu entorno. Portanto, criar o hábito de plantar alguns de nossos alimentos tem o potencial de nos tirar daquele grupo que reclama dos agrotóxicos o tempo todo, e nos inserir no grupo dos que trazem soluções, ainda que em tão pequena escala. Então se você está pensando em começar sua pequena horta agora mesmo, parabéns! Sua transformação pessoal acaba de começar! :D



Com carinho, a Patricia Olson



-----

IMPORTANTE: As informações contidas no Plenissima.org têm como objetivo apenas INFORMAR sobre alimentos e técnicas terapêuticas na prevenção ou combate à diversos problemas de saúde, o que não dispensa ou substitui nenhum tratamento médico.





Share:

0 Comments